O que o ambiente de trabalho tem a ver com a saúde mental dos seus funcionários?
Meu propósito é que sua empresa ofereça um olhar humano e acolhedor, uma vivência de empatia e compaixão que desperte as pessoas para a saída o modo automático e execute com amor e profundidade sua função de forma plena no trabalho.
Que os ambientes no qual estejamos inseridos promova a compaixão, que engloba a empatia e a assertividade.
Empatia é quando nos colocamos verdadeiramente no lugar do outro, e procuramos ver com suas lentes, e a assertividade nos ajuda a uma visão clara e objetiva sobre as situações, saindo da critica e do julgamento.
Esse trabalho pode ser feito na instituição no qual você também é responsável.
Como buscar presença, em meio a um mundo que não para nem quando dorme, nos colocando dentro de uma panela de pressão, produção, inovação, startup, informações? Como aquietar a mente, se o mundo espera que eu seja produtivo o tempo todo?
Um ser conectado, tem consciência sobre sua existência nesse mundo, sabe fazer escolhas e tem segurança em suas atitudes. Sabe sobre seus valores e é coerente com todos eles, aplicando a consciência plena em seus direcionamentos. A auto conexão é a capacidade de se conectar consigo mesmo, de estar ciente de seus pensamentos, emoções e necessidades, e de cultivar um relacionamento saudável e autêntico consigo mesmo.
Quanto mais estivermos conectados com quem realmente somos, mais capacidade emocional, saúde física e mental, teremos. Traçando prioridades e executando-as.
Estar ciente que a saúde mental afeta todas as áreas da vida, trazendo consciência para o bem estar.
Aprendemos que poderíamos separar o racional/intelecto das emoções, que deveríamos conter as emoções, e ser imparciais. Ainda hoje, espera-se que seja possível, separar vida pessoal, de vida profissional, como se o ser humano fosse capaz de se fragmentar.
Ainda bem que evoluímos e sabemos que adoece o ser humano é a desconexão consigo mesmo, com os outros, com o mundo. O ser humano não pode ser fragmentado, e se estiver, adoecerá.
O ser humano possui uma enorme capacidade de reintegração às mudanças, transformações extremas e novas realidades? Mas, para que isso seja bem assimilado e aconteça de forma saudável é preciso que o ambiente ao redor, não seja um agente estressor e dificultador desse processo e sim, Rede de Apoio.
As empresas possuem uma grande responsabilidade na saúde física e emocional dos funcionários, pois apesar do ser humano ter uma boa capacidade às novas integrações, é durante o ciclo gravídico-puerperal o momento de maior vulnerabilidade e instabilidade psíquica na vida da mulher, do homem, do casal, e da família.
A mulher quando engravida, atravessa mudanças neuro biológicas, fisiológicas, psíquicas e emocionais, que se estendera por muitos anos após o nascimento dos filhos.
A maternidade potencializa mulheres, mesmo que isso passe despercebido pelas empresas e por elas mesmas.
- Priorização de demandas: perceber todas as atividades que exijam atenção no mesmo momento;
- Empatia: a mãe tenta ouvir e acolher os sentimentos dos filhos;
- Gestão de crise: a capacidade de manter o equilíbrio para resolver o problema;
- Comunicação e oratória através do diálogo;
- Gestão de recursos e planejamento;
- Habilidades desenvolvidas pelas mães e as capacidades amplificadas pela a maternidade;
- Resiliência: se dá na construção de novos hábitos;
- Observação e escuta: interpretação dos sinais, gestos, expressão facial;
- Pensar coletivamente: em consideração a vida dela mesma, da criança de quem cuida dela e da família;
- Criatividade: nas atividades, incluindo as lúdicas;
- Gestão de equipe: gerenciando uma equipe que será sua rede de apoio, para que ela inclusive possa se deslocar para longe do filho.
Quanto mais a gente demonstra cuidado, atenção e empatia, mais a gente consegue com que a pessoa responda da melhor maneira.
O casal também enfrentara transformações em todos os âmbitos, principalmente no que se diz respeito ao- Tornar-se Família.
A parentalidade dentro das empresas ajudara que o processo seja instituído pelos indivíduos de forma harmoniosa, fazendo com que o funcionário esteja integrado e apto a desenvolver suas funções.